top of page

Terapia sexual

A Terapia Sexual é uma abordagem de psicoterapia breve e focal, que tem como objetivo auxiliar indivíduos e casais a lidar com questões que impactam a sexualidade e a qualidade da vida sexual. Indicada para dificuldades como disfunções sexuais, bloqueios emocionais, problemas de comunicação ou experiências relacionadas a traumas e tabus, a terapia busca promover um espaço seguro para o autoconhecimento e a ressignificação da sexualidade.

O processo terapêutico é personalizado, adaptando-se às necessidades e à história de cada paciente, com foco na melhoria da qualidade da vida sexual e no fortalecimento da relação consigo mesmo(a) e com as parcerias.

Terapia-sexual (1).png

Qual a diferença de terapia sexual e psicoterapia?

A principal diferença entre a terapia sexual e a psicoterapia tradicional está na duração do processo e no foco do trabalho. A terapia sexual, em geral, segue um número pré-determinado de sessões, com o objetivo de abordar questões específicas relacionadas à sexualidade humana, como disfunções sexuais, dificuldades de intimidade ou bloqueios em relacionamentos. Por ser mais direcionada, ela visa a solução de demandas pontuais em um período mais curto.


Já a psicoterapia é um processo mais amplo e sem uma duração fixa, pois trabalha com aspectos subjetivos e emocionais mais profundos, além de sintomas internos que podem envolver questões como ansiedade, depressão ou traumas. A psicoterapia é conduzida de forma contínua, permitindo uma exploração interna do paciente.


No entanto, é possível que, ao longo do processo de terapia sexual, surjam questões emocionais mais amplas que o paciente deseje explorar. Nesse caso, através de uma decisão conjunta entre terapeuta e paciente, o trabalho pode evoluir para a psicoterapia, ampliando o foco inicial para um processo mais profundo de autoconhecimento e desenvolvimento emocional.

bottom of page